Salmo 150
Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no no seu poderoso firmamento.
Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!
Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.
Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!
(Versão NVI)
Quando lemos o salmo acima, vemos que todos os instrumentos da atualidade estão ali representados por seus 'antepassados'.
Temos a trombeta, que além de ainda existir nos dias de hoje, também tem as suas variações como o trompete, o trombone, a tuba e outros instrumentos de sopro da linha dos metais.
A Lira (em algumas versões da bíblia está como saltério) e a Harpa são instrumentos de cordas. Aí é fácil. Temos o violão, a guitarra, o baixo, o violino e tantos outros.
O tamborim é um instrumento de percussão e podemos ver variações dele, por exemplo, em uma bateria (formada por caixa, tons, surdos e bumbo)
Na sequência temos a flauta, que é um instrumento melódico de sopro. Hoje ainda temos a flauta, mas temos também o clarinete e o saxofone.
Os címbalos nada mais são do que pratos, e também são da família dos instrumentos de percussão. Juntamente com o tamborim (ou adufe) formam a atual bateria.
Como vocês podem ver, o Rei Davi sabia explorar o máximo de instrumentos possíveis para o louvor e a adoração ao Senhor.
Faço minhas as palavras dele: Tudo o que tem vida louve o Senhor!
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário