Olha quantos já passaram por aqui

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lição 6 - A pauta e as claves

Olá amigos!

Domingo passado tivemos nosso primeiro contato com a pauta (ou pentagrama). Hoje, vamos destrinchar melhor sobre nossa futura e inseparável amiga.

A pauta é o local onde escrevemos a música, onde anotamos todas as informações que um músico precisa para executar uma peça musical, um soneto, um solfejo, enfim, para tocar música!

Ela é composta de um conjunto de 5 linhas e 4 espaços que são contados de baixo para cima (veja figura abaixo)


Na pauta, escrevemos tanto nas linhas como nos espaços. Portanto, é muito importante que esta escrita seja correta para não confundir quem vai tocar a música ali contida.

Veja no exemplo abaixo como as figuras (semibreves) estão escritas bonitinhas nos espaços e nas linhas.

Aí você deve se perguntar: "O que são estes símbolos no canto esquerdo da pauta?" - Pois bem, são as CLAVES!

Lembra quando falamos das cifras, das letras que representam as notas musicais? Pois bem, a CLAVE DE SOL (que está na pauta de cima) é uma adaptação da letra G (sol), e a CLAVE DE FÁ (que está na pauta de baixo) é uma adaptação da letra F (fá).
Se você reparar bem, vai notar que a CLAVE DE SOL é escrita à partir da segunda linha, indicando assim, o nome da nota que estiver nesta linha - o SOL. De modo semelhante, a CLAVE DE FÁ é escrita à partir da quarta linha, indicando assim também, o nome da nota que estiver nesta linha - o .


À partir destas indicações, é fácil descobrir os nomes das outras notas nas outras linhas e espaços. Isto tem que ficar bem claro: NOTAS SÃO ESCRITAS NAS LINHAS E NOS ESPAÇOS.
Outra coisa importante: Sem as claves, as figuras nas pautas não recebem nomes de notas musicais. São só figuras.

Quando precisamos escrever notas mais agudas ou mais graves que não são comportadas na pauta, usamos as LINHAS COMPLEMENTARES SUPERIORES ou INFERIORES.
Não precisa escrever uma linha completa. Basta um pequeno risco abaixo ou no centro da figura.
Veja o DO central da figura acima. Se só tivesse a pauta da clave de , ele estaria em uma LINHA SUPLEMENTAR SUPERIOR. Se só tivesse a pauta da clave de SOL, aí ele estaria em uma LINHA SUPLEMENTAR INFERIOR.

No dia a dia estes conceitos serão facilmente absorvidos.

Façam a brincadeira da mão aberta:


Qualquer dúvida é só postar um comentário ou mandar um e-mail.


Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário