Olha quantos já passaram por aqui

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lição 7 - Fórmula de Compasso

Olá amigos,

Antes de falarmos da fórmula de compasso, precisamos entender um conceito antes - os números correspondentes.
Cada figura musical que vimos na lição 4, tem um número correspondente. A semibreve é representada pelo número 1, a mínima pelo número 2 porque são necessárias duas mínimas para formar uma semibreve, a semínima é representada pelo número 4 porque são necessárias 4 semínimas para formar uma semibreve, e assim por diante.

Veja a tabela abaixo:







A fórmula de compasso é escrita no início da partitura logo depois da clave. Ela indica o seguinte:

a) a quantidade de tempos do compasso, e;
b) a figura musical a ser adotada como unidade de tempo, aquela que valerá um tempo no compasso.

Exemplo:

Este é um compasso quaternário onde o número de cima indica a quantidade de tempos e o número de baixo indica a figura que no compasso simples se torna a unidade de tempo


A quantidade de tempos do número de cima da fórmula, são os pulsos que tem que ter dentro de cada compasso. No caso da fórmula do exemplo, são 4 tempos/pulsos no compasso. Toda e qualquer figura que for escrita no compasso deverá somar 4 tempos.
Já na unidade de tempo, que é o número de baixo da fórmula, é só ver a nossa tabelinha acima e ver quem é a figura correspondente. No caso do nosso exemplo, que também é o número 4, a figura correspondente é a semínima. Esta passa a ser a figura que valerá um tempo no compasso, ou seja, eu só posso ter no máximo 4 semínimas em um compasso.


Este é só um exemplo. Na sala aplicaremos outros para ficar mais claro.


Um grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário